terça-feira, 18 de janeiro de 2011

GERENCIAMENTO DE PROJETOS - PMI


A importancia do Gerenciamento de Projetos

A humanidade planeja e gerencia projetos – construindo estradas e mega-estruturas como as pirâmides do Egito ou o Coliseu em Roma – desde o início da civilização. Mesmo sem as ferramentas, técnicas e metodologias que temos atualmente, as pessoas ainda gerenciavam para criar prazos de projeto, controlar custos, programar materiais e recursos e avaliar riscos.
Ao longo do tempo, elas perceberam que técnicas de controle de custos, criação de prazos, aquisição de recursos e gerenciamento de riscos podiam ser aplicadas a uma ampla série de projetos, seja de aterrissagem na lua ou de exploração offshore para encontrar petróleo ou de desenvolvimento de sistemas de informação. Embora o gerenciamento de projetos como prática já exista há séculos, só foi reconhecido formalmente como profissão após a 2a. Guerra Mundial.
Atualmente, o gerenciamento de projetos é definido como a aplicação de conhecimento, de habilidades, de ferramentas e técnicas a uma ampla gama de atividades para atender aos requisitos de um determinado projeto. Os gerentes de projetos fazem isso ao padronizar tarefas rotineiras para obter resultados repetitivos e reduzir o número de tarefas que poderiam ser negligenciadas ou esquecidas.
De acordo com Clarify (2009) sua abordagem estende-se ao conhecimento de:

Ciclo de vida de um projeto
Processos
Gerência de integração
Gerência de escopo
Gerência de prazo
Gerência de custo
Gerência de qualidade
Gerência de recursos humanos
Gerência de comunicação
Gerência de riscos
Gerência de aquisições/contratos

O gerenciamento de projetos obteve reconhecimento nas últimas décadas devido às mudanças significativas no local de trabalho que incluem:
Complexidade dos projetos e serviços atuais;
Intensa concorrência global;
Necessidade de aumento da produtividade, pois um número menor de pessoas é chamado para fazer mais trabalho;
Facilidade de acesso às informações através de vastas redes de comunicação;
Clientes mais sofisticados que exigem bens e serviços com melhor qualidade;
Crescimento tecnológico exponencial;
Organizações multinacionais procurando estabelecer práticas uniformes para o gerenciamento de projetos.
O PMI acredita que um gerenciamento de projetos eficaz é indispensável para converter estratégias de negócios em resultados positivos de negócios. Por causa da crescente competição no mercado global, hoje em dia os gerentes estão sob grande pressão para entregar projetos nos prazos e dentro (ou abaixo) do orçamento. Para realizar isso, é preciso estabelecer prazos, definir tarefas, identificar itens de caminho crítico, especificar e adquirir materiais, acompanhar custos e o valor agregado. O planejamento das comunicações é essencial e necessário para que a gerência superior possa ser informada sobre o andamento do trabalho possibilitando que determinadas medidas sejam tomadas quando as coisas começarem a sair do eixo. Todas essas práticas fazem parte do gerenciamento de projetos.

Acima temos o video que exemplifica a falta de Gerenciamento.

Hoje em dia, o gerenciamento de projetos é encontrado em muitos setores diversos como construção, sistemas de informação, saúde, serviços financeiros, educação e treinamento. As pessoas que lideram projetos têm atualmente formações diversas e trazem para seus cargos níveis de experiência diferentes como profissionais que trabalham no ambiente de gerenciamento de projetos (fonte pmi.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário